Assistência aos Afectados pelas Cheias
Cliente – Embaixada da Suécia
Localização – Moçambique
Ano – 2000 – 2001
Tempo – 8 meses
A Verde Azul coordenou a assistência à agência de ajuda sueca SIDA durante um período transitório, quando o programa necessitou de ser ampliado para responder à necessidade de assistência em Fevereiro de 2000.
Isto envolveu recomendações sobre os programas prioritários a serem financiados e a coordenação do financiamento da Asdi a ONGs, agências das Nações Unidas e ao Governo.
A Verde Azul participou em reuniões de apoio ao Ministro do Interior, informando o embaixador e o director do auxílio sueco (Sida) em Moçambique.
A Verde Azul participou em reuniões de coordenação com as Nações Unidas e efectuou recomendações à Sida sobre a melhor forma de ajudar na assistência após as inundações nos distritos de Chókwè, Guijá, Chibuto, Xai-Xai, Bilene e Macia.
A Verde Azul realizou a monitoria e a implementação de programas de carácter imediato de apoio e identificação de grupos que estiveram isolados, no estabelecimento de acampamentos e montagem de tendas, tratamento de água, construção de latrinas, distribuição de kits de higiene e limpeza, prestação de cuidados de saúde médica, distribuição de roupas e distribuição diversificada de matéria-prima para cozinhar nos distritos de Chókwè, Guijá, Chibuto, Xai-Xai, Bilene e Macia.
Quando o nível da água diminuiu, a Verde Azul recomendou programas específicos para os agregados familiares afectados, para que estes pudessem voltar para as suas casas e áreas de terras de cultivo, e restaurar os seus meios de subsistência.
A assistência incluiu a preparação dos Termos de Referência, as propostas e a contratação de várias ONGs e grupos de consultoria para implementar esses programas restauração.