Desenvolvimento Agro-Industrial de Banana e Manga, na Província de Manica
Cliente – GIESTA
Localização – Manica – Moçambique
Ano – 2005 – 2007
Tempo – 2 anos
A Verde Azul foi contratada por um grupo de investidores moçambicanos para realizar estudos de pré-viabilidade e de viabilidade, bem como de ensaios de plantações para o desenvolvimento da agro industrial da banana e manga para exportação.
O trabalho envolveu a identificação de terras e legalização de um terreno de aproximadamente 230 hectares, incluindo o DUAT para a produção agro industrial.
A Verde Azul também implementou estudos de avaliação da viabilidade da banana e outra produção frutícola, mobilizou uma equipa e supervisionou a análise detalhada do solo.
A Verde Azul colaborou com a empresa Chiquita na recolha de dados sobre precipitação, clima, social e restrições ambientais.
A Verde Azul desenvolveu estratégias de mitigação, bem como negociou com as autoridades locais e com as comunidades.
A Verde Azul realizou estudos sobre as estratégias de armazenagem de água em colaboração com um grupo sul-africano, Crookes Brothers e iniciou a legalização do direito de uso da terra para 1000 hectares de áreas de terras de culturas adicionais (aquisição de DUAT), como parte de sua estratégia de crescimento.