HIV e SIDA no Local de Trabalho – Cuidados Preventivos de Saúde para os Colaboradores da Autoridade Nacional de Estradas de Moçambique (ANE)
Cliente – ANE
Localização – Maputo – Moçambique
Ano – 2006 – 2007
Tempo – 12 meses
O objectivo deste projecto foi desenvolver um programa de HIV/SIDA no local de trabalho, com base nas necessidades do trabalhador.
O projecto teve como objectivo, entender as necessidades enfrentadas pelos funcionários da ANE, e seguidamente desenvolver e implementar um programa de intervenção para aumentar a consciencialização dos funcionários da Administração Nacional de Estradas (ANE ) em questões de HIV e SIDA.
A Verde Azul realizou as seguintes actividades:
A colecta de dados através de:
- i) inquérito aos funcionários ANE;
- ii) discussões em pequenos grupos focais;
- iii) entrevistas de pessoas-chave.
As informações colectadas foram usadas para projectar um programa de intervenção.
O programa foi apresentado à equipa e revisto durante uma reunião de trabalho facilitada pela Verde Azul. Em seguida, foi aprovado pelo Director e pelo Conselho de Direcção da ANE.
O programa foi avaliado e os comentários confirmaram que aumentou a consciencialização e o programa forneceu muita informação necessária, além de materiais de comunicação (brochuras, panfletos, cartazes e preservativos).
Desencadeou eventos educativos, tais como debates, teatros, actividades físicas e competições através de um esboço de estratégia de comunicação que a Verde Azul preparou para ANE.
A ANE desenvolveu aconselhamento e testagem voluntária do HIV-SIDA com a assistência da Verde Azul.
O programa resultou na implementação de mecanismos para apoiar os trabalhadores vivendo com VIH, através de cuidados de saúde e assistência nutricional. Uma avaliação foi realizada após 6 meses, e verificou-se um melhor desempenho nos escritórios ANE.