MCENAS: Educação em Avaliação em Moçambique

Cliente – E2A
Localização – Inhambane e Matola – Moçambique
Ano – 2014
Tempo – 8 meses

O projecto da Pathfinder, chamado mCenas!, é um sistema de SMS de carácter interactivo que foi implementado pela Verde Azul em 2014. O objectivo do projecto era de atingir os jovens (15-24 anos – com e sem filhos) através de sms com mensagens educativas baseadas numa história de exemplo de vida e num sistema de mensagens informativas que permitam o aumentar o conhecimento sobre métodos anticoncepcionais, desfazer mitos comuns e abordar os obstáculos comuns que os jovens enfrentam a respeito do uso de contraceptivos.

A Verde Azul gerou evidências sobre a aceitabilidade da informação sobre contracepção por sms se é aceitável, e qual o seu impacto sobre conhecimentos, atitudes e auto-eficácia da juventude masculina e feminina com idades entre 18-24 anos em Moçambique. Este projecto seguiu um estreito protocolo que exigia um fluxo dinâmico dos participantes no campo.

O sistema SMS que foi avaliado tinha três componentes principais:

  1. uma história passadas por mensagens SMS,  baseada na teoria de mudança de comportamento para criar uma narrativa convincente e realista com a qual os jovens podem-se relacionar e aproveitar para aprofundar o diálogo e reflexão com os seus pares (2 meses);
  2. mensagens informativas sobre cada método anticoncepcional (um mês);
  3. um interactivo de perguntas frequentes em que os jovens podiam contactar o sistema para obter informações sobre uma série de temas de SSR.

A avaliação, que foi conduzida por E2A, concentrou-se na amostra de jovens de 18-24 anos de idade, distinguindo sub-grupos masculinos e femininos com e sem filhos nas cidades de Inhambane e Matola.

Os documentos finais incluíram Estudos da Linha de Base e Final, bem como um resumo da efectividade, ajustes e melhorias, e ainda um plano de acção para o acompanhamento e monitoria do sistema de SMS.

Theme: Overlay by Kaira ©2020 Verde Azul Consult, Lda. 🇲🇿 Todos os Direitos Reservados