A Serengeti Energy, em colaboração com a Rede de Aconselhamento ao Financiamento Privado (PFAN), tem o prazer de anunciar o lançamento da Incubadora Umoja 2022.
A incubadora tem como objectivo ajudar aspirantes a empreendedores em energia renovável a fechar seu projecto financeiramente. Isso é alcançado melhorando a bancabilidade dos projectos de energia renovável mais promissores por meio do acesso ao conhecimento comercial e técnico e, finalmente, garantindo o financiamento. O período de inscrição está aberto até 4 de Setembro de 2022, após o qual um júri composto por parceiros do sector de primeira linha avaliará os projectos. Os melhores candidatos ao programa serão convidados para um workshop de uma semana na Cidade do Cabo, no qual será anunciado o vencedor da primeira Incubadora Umoja.
Mais de 500 milhões de pessoas na África Subsaariana não têm acesso à electricidade. Essa falta de acesso a serviços modernos de electricidade limita as oportunidades educacionais e de negócios, bem como as perspectivas económicas e o bem-estar dessas populações. Aumentar a parcela de electricidade limpa não apenas combaterá as mudanças climáticas em escala global, mas também ajudará o continente a superar os principais desafios económicos e apoiar directamente os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Umoja, que em suaíli significa “unidade” ou “união”, foi criado para enfrentar esses desafios. Unidade e união simbolizam o objectivo principal de fornecer aos desenvolvedores de energia na África Subsaariana as ferramentas necessárias para ter sucesso e impactar positivamente suas comunidades através do fornecimento de energia limpa e confiável – juntamente com Serengeti Energy e PFAN. Por meio da incubadora, a Serengeti Energy e a PFAN identificarão e apoiarão projectos de energia renovável na África Subsaariana que, por diferentes razões, não conseguem ir além da fase de planeamento inicial.
A parceria entre a Serengeti Energy e a PFAN é baseada em valores compartilhados e no objectivo comum de fornecer energia limpa e renovável para a África Subsaariana. Por meio da incubadora, ambas as partes se concentrarão em seus respectivos pontos fortes para fornecer consultoria especializada, bem como acesso ao capital de desenvolvimento. O programa é financiado pelo Mecanismo de Assistência Técnica do Serengeti, que consiste no Kreditanstalt fuer Wiederaufbau (KfW), no Fundo Nórdico de Desenvolvimento (NDF), na Secretaria de Estado da Suíça para Assuntos Económicos (SECO) e na Agência de Cooperação Internacional da Coréia (KOICA).
Marian Grabowski, Head of Technical Assistance and Strategic Partnerships – Serengeti Energy, “Nossa Incubadora Umoja visa criar parcerias duradouras que troquem conhecimento técnico e comercial, construam um ecossistema para desenvolvedores de energia renovável e forneçam aos candidatos aspirantes tudo o que é necessário para obter seus projectos em construção. Estamos entusiasmados em lançar este programa em estreita colaboração com a PFAN, que vem trabalhando com sucesso com desenvolvedores na África Subsaariana desde 2006.”
Albert Boateng, PFAN West Africa Regional Coordinator, “O desenvolvimento de projectos de energia limpa e a captação de recursos são longos e árduos! Requer várias contribuições das partes interessadas para torná-lo um sucesso. Esta colaboração entre a PFAN e a Serengeti Energy é oportuna e resume o ditado africano que demonstra o valor de trabalhar em conjunto. Para ir rápido, vá sozinho; para ir longe, vá junto.”
Os candidatos precisam enviar suas propostas antes de 4 de Setembro de 2022 via https://www.serengetienergy.com/incubator/, onde também podem receber mais informações sobre o programa e critérios de avaliação.
Links:
Submeta as suas propostas aqui.
Aprenda mais sobre a incubadora Umoja aqui.
Leia o Comunicado de Imprensa aqui.
Visite a página electrónica da Serengeti Energy aqui.
Aprenda mais sobre a PFAN aqui.
Para mais informações, contacte:
Serengeti Energy
Austin Ouma
incubator@serengetienergy.com
+254 115 546 710
www.serengetienergy.com/incubator/
Sobre a Serengeti Energy
A Serengeti Energy foi formada em 2021 após a fusão da rAREH, com sede no Quênia, e REH Group na África do Sul. A empresa é uma produtora independente de energia que desenvolve, constrói e opera usinas de energia renovável de pequeno a médio porte com capacidade de até 50 MW na África Subsaariana.
Sobre a PFAN
Iniciada pela UNFCCC e pela Climate Technology Initiative em 2006 e co-organizada pela UNIDO e REEEP desde 2016, a rede global de consultores especializados da PFAN oferece coaching de negócios gratuito e facilitação de investimentos para empreendedores que desenvolvem projectos de adaptação climática e energia limpa em países de baixo e médio porte de renda.