Desde 2010 que a Verde Azul vem gerindo o desenvolvimento de um projecto de investimento de integração vertical para a produção de cana-de-açúcar orgânica. O primeiro açúcar será produzido antes do final de 2014. As vendas comerciais estão programadas para começarem em 2015.

A Verde Azul participou em todos os passos deste projecto. O período de quatro anos de pesquisa terminou. Foi identificada uma fazenda de 1000 hectares em estreita colaboração com a comunidade local. Este projecto foi desenvolvido e certificado para a produção de açúcar orgânico pelo Ecocert, uma organização de certificação reconhecida internacionalmente, com sede em França. A Verde Azul obteve do Governo uma concessão de Direitos de Uso da Terra por 99 anos para os investidores e realiza continuamente encontros com as comunidades e os interessados, envolvendo e trabalhando a todos os níveis de interessados, desde a base até ao topo, à medida que o projecto evolui. É importante que esta colaboração continue por toda a vida do projecto.

A intenção é provar que a cana-de-açúcar pode ser produzida em áreas mais pequenas, de uma maneira responsável que beneficie as comunidades locais. O nicho de mercado para açúcar orgânico possibilita a obtenção de preços que justifiquem o uso de áreas limitadas e pouca água, comparativamente às operações convencionais de produção de açúcar. O modelo foi desenvolvido de forma a pode ser replicado.

A Verde Azul conseguiu identificar compradores para o açúcar que gostariam de ver o investimento crescer para dez vezes mais, com modelos desta pequena unidade a serem criados em vários locais em Moçambique e na África Austral.

Theme: Overlay by Kaira ©2020 Verde Azul Consult, Lda. 🇲🇿 Todos os Direitos Reservados