Cliente –  SEKAB
Localização – Cabo Delgado – Moçambique
Ano – 2006 – 2010
Tempo – 8 anos

A Verde Azul forneceu apoio na gestão e suporte técnico para o desenvolvimento de um projecto de investimento de agro-energia para um consórcio de investidores privados que estão ligados à produção de açúcar na África Austral, bem como ao mercado de biocombustíveis na Suécia e noutros países europeus.

O projecto envolveu a análise estratégica das várias oportunidades de produção no país, estabelecimento de testes de produção para seleccionar as variedades com melhor desempenho, design de projectos financiáveis e início das operações comerciais. Na primeira fase, uma fábrica de açúcar foi montada para produzir e comercializar o açúcar organicamente cru, não refinado e certificado, e comercialmente justo para a Província de Cabo Delgado.

A zona costeira do país foi digitalizada em cinco áreas estratégicas com potencial para produção de massa crítica de produtos agrícolas e apresentadas ao Conselho de Administração.

Um projecto de investigação com a duração de 4 anos foi implementado em colaboração do ICRISAT e o IIAM.

O EIA teve as suas linhas de base social e comunitária e das partes interessadas numa rede estabelecida. A pré-certificação pelo RSB e pelo ECOCERT foi preparado e concedida ao projecto.

A fase pré-comercial incluiu a mobilização da equipa para o projecto (+/- 40 pessoas), Licença Ambiental e Social e autorização, e licença de água, uso da terra, o desenvolvimento da agricultura, as aprovações de exportação de processamento industrial e importação. Também, envolveu a obtenção de um título permanente uso da terra (DUAT) a favor do projecto, a autorização do CPI e das instituições comunitárias, bem como das partes interessadas por via de consultas comunitárias regulares.

Envolveu ainda o mapeamento e o reassentamento de 600 famílias de agricultores de auto-subsistência, usando o princípio do prévio e livre consentimento e do manual da IFC para os reassentamentos rurais.

As operações comerciais começaram em Junho de 2012. A Verde Azul supervisionou o desempenho da equipa e estão envolvidos no pedido de financiamento e de contratos de compra e venda para a produção de açúcar. A Verde Azul irá iniciar o planeamento de uma segunda fase de produção bio etanol para mistura com gasolina para a região norte (oferta doméstica).

Theme: Overlay by Kaira ©2020 Verde Azul Consult, Lda. 🇲🇿 Todos os Direitos Reservados