A Verde Azul em parceria com o CEAGRE tem vindo a implementar a execução das actividades na componente 2 do PRONEA- PSP em nove (9) distritos da zona Sul (Boane, Moamba, Manhiça, Zavala, Inharrime, Morrumbene, Chokwe, Guija e Chibuto), através do apoio à preparação, implementação e avaliação dos planos anuais de formação distritais destinados a aumentar as capacidades das Organizações de Produtores (OPs) e instituições de âmbito central para o desenvolvimento de negócios rentáveis e para a provisão de serviços económicos aos membros.

O Projecto iniciou com o levantamento das necessidades de formação do grupo alvo, tendo para tal se realizado um inventário ao nível dos distritos abrangidos pelo projecto. O inventário culminou com a identificação de seis (6) áreas de conhecimento, e neste momento estamos a dar formação em técnicas de produção de culturas, aos extencionistas e aos produtores.

A Verde Azul para este módulo tal como para os anteriores adoptou a estratégia de transmissão de conhecimento em cascata, onde primeiramente foram formados os técnicos formadores e posteriormente estes formam os extensionistas. Por sua vez, os extensionistas formaram os representantes das OPs, com o apoio dos técnicos da VA.

A execução piloto do módulo de técnicas de produção teve lugar no distrito de Boane entre os dias 27 de Junho a 06 de Julho de 2017. Nos restantes distritos abrangidos a formação decorreu entre os dias 10 a 20 de Julho de 2017 (5 dias com extensionistas e 4 com as OPs).

As formações contaram com a presença de extensionistas públicos, privados, extensionistas estagiários, Organizações de Produtores, representantes do SPERs e os representantes do SDAE de cada distrito.

A formação decorreu em duas vertentes teórica e prática. Na teoria foram discutidas as principais operações agrícolas necessárias para a produção de uma determinada cultura, e posteriormente estas operações foram discutidas utilizando as culturas bandeiras de cada distrito. A componente prática consistiu numa visita de campo, previamente seleccionado (bem organizados, que adoptam boas técnicas de produção e orientadas para o mercado) com o objectivo de cativar a atenção dos produtores e incentivá-los a melhorar as técnicas de produção, já usadas. De seguida, por executadas algumas actividades como a preparação de alfobres, preparação de composto orgânico, construção e demostração do uso do nível, dependendo das necessidades de cada distrito estas actividades foram adicionadas ou reduzidas.

A formação do módulo de técnicas de produção será de mais-valia para a melhoria da produção e produtividade das OPs, que ajudará na melhoria das condições da população através da adopção de boas práticas agrícolas, com este trabalho a VA formou 144 extensionistas e 215 OPs, nos distritos de Moamba, Manhiça, Boane, Chókwé, Guijá, Chibuto, Inharrime, Zavala e Morrumbene. A equipa Verde Azul está actualmente a preparar o módulo de Pragas e Doenças.

Theme: Overlay by Kaira ©2020 Verde Azul Consult, Lda. 🇲🇿 Todos os Direitos Reservados