A Verde Azul conclui no passado mês de Abril, com grande sucesso, mais um projecto que envolveu a recolha e o estudo de Dados de Base para o programa da IUCN “SUSTAIN-Africa” (“Estratégia de sustentabilidade e inclusão para corredores de crescimento em África”).

As actividades implementadas pelo SUSTAIN visam aumentar o conhecimento, as competências e as capacidades das comunidades, empresas e do governo, tanto a nível nacional como local, no manejo da água, da terra e dos ecossistemas de forma a promover um Crescimento Verde Inclusivo. O foco da SUSTAIN em Moçambique é o escopo geográfico da Agência de Desenvolvimento do Vale do Zambeze e as áreas seleccionadas para o SUSTAIN localizam-se no Corredor do Zambeze, na Província de Tete, nos distritos de Cahora Bassa, Marara e Magoé.

Através da revisão e análise de documentos de políticas, programas e projectos relacionados com o crescimento verde inclusivo, e de trabalho de campo em Maputo e Tete (entrevistas a informantes-chave e um inquérito a empresas), a equipa da Verde Azul recolheu dados para 22 dos 34 indicadores definidos como prioritários pelo SUSTAIN.

Neste estudo conclui-se que a maioria dos stakeholders entrevistados possuía algum tipo de conhecimento sobre os conceitos que o Crescimento Verde Inclusivo implica (clima, equilíbrio e integração de género, integração social e crescimento inclusivo) e que estes estão incorporados em seus planos e modus operandi, no entanto os indicadores que utilizam podem não ser iguais aos que a SUSTAIN desenhou.

Das recomendações deste estudo, destacam-se as seguintes:

  • Reforço do diálogo com as instituições que estão a coordenar os planos governamentais para a região do Vale do Zambeze para poder fortalecer a prática do Crescimento Verde Inclusivo nas actividades que implementam;
  • Reforço do diálogo com os sectores público e privado/empresarial a nível distrital/local para uma actualização periódica da estrutura de M&A do SUSTAIN.
Theme: Overlay by Kaira ©2020 Verde Azul Consult, Lda. 🇲🇿 Todos os Direitos Reservados