TIA – Análise de Base Dados sobre Agricultura (2002-2012)

Cliente – Ministério da Agricultura
Localização – Moçambique
Ano – 2013
Tempo – 8 meses

A Verde Azul produziu documentação que serviu de suporte à elaboração de políticas e estratégias de desenvolvimento agrícola, bem como para a tomada de decisão, com base nos dados da Pesquisa Agrícola Integrada do Governo.

O Ministério da Agricultura sugeriu a análise de diversos temas, a fim de definir quais as políticas estratégicas a implementar. A Verde Azul foi responsável pelas seguintes áreas:

  1. o uso de insumos agrícolas na agricultura moçambicana;
  2. a mecanização agrícola, uso de tracção animal e produtividade.

As análises foram feitas em Stata, um modelo de análise simples, e foi implementado utilizando análises de tendências de insumos agrícolas no país, e incluiu estudos sobre irrigação, adubos químicos, sementes melhoradas de milho e o impacto e uso de pesticidas.

O estudo pressupôs que um aumento da comercialização conduziria a um aumento da utilização de produtos básicos, uma maior intensificação da agricultura, um aumento da produtividade e uma maior produção de produtos agrícolas. A análise foi feita através de estratificação dos Agregados Familiares pelo Modelo do Ciclo de Evolução (Criação, Expansão, Consolidação e Desistência ou Dissolução por Cisão).

Os principais resultados foram um conjunto de dados que facilitou a redução das limitantes e benefícios fiscais para investimentos agrícolas nas zonas rurais.

Theme: Overlay by Kaira ©2020 Verde Azul Consult, Lda. 🇲🇿 Todos os Direitos Reservados