A Verde Azul participou no passado dia 25 de Novembro, num evento alusivo ao GIS Day, que nesta edição anual foi realizado em formato de teleconferência devido à pandemia do COVID19. O evento contou com a participação de mais de 30 técnicos profissionais Moçambicanos com experiência em Sistemas de Informação Geográfica e especializados nas áreas de desenvolvimento de projectos, gestão de terras e ambiente, socio economia e conservação.

O evento teve a duração de uma hora e meia, na qual foram apresentados trabalhos de investigação relacionados com o SIG e as suas aplicabilidades no contexto Moçambicano. A Verde Azul contou com a participação de dois técnicos profissionais de SIG para apresentarem os seus trabalhos onde ambos incorporaram técnicas de SIG para analisar contextos locais sob o tema “Uso do SIG como ferramenta de Análises Espaciais e Gestão Territorial.”

Annura Taquibo, defendeu um estudo sobre “Análise Temporal de Ocupação do Solo”, efetuado na província da Zambézia, através do qual apresentou imagens de satélite de diversas datas e ilustrou como as ferramentas de SIG permitem detetar, quantificar e localizar alterações na ocupação de solo. Taquibo concluiu, que estas técnicas de SIG apoiam na tomada de decisões em relação ao uso sustentável dos recursos naturais de Moçambique.

Iggo Uassiquete, defendeu um estudo sobre “Cadastro Rural na Zambézia”, através do qual apresentou o SIG como ferramenta de análise para melhorar o ordenamento territorial com base na realidade local e na criação de cenários que projetam as implicações e vantagens das possíveis mudanças, que visam melhorar a habitabilidade dos espaços.

O GIS Day é um evento anual que celebra a tecnologia de sistemas de informação geográfica (GIS) que foi iniciado pelo líder mundial em análise espacial Esri e que ocorreu pela primeira vez em 1999. O presidente e cofundador da Esri, Jack Dangermond, credita a Ralph Nader como a pessoa que inspirou a criação do GIS Day. Ele considerou o evento uma boa iniciativa para as pessoas aprenderem sobre geografia e os diversos usos do SIG. Nader queria que o GIS Day fosse um esforço de base e aberto à participação de todos. Hoje, o evento oferece um fórum internacional para usuários de tecnologia SIG para demonstrar aplicativos do mundo real que estão fazendo a diferença na sociedade.

Através desta iniciativa a Verde Azul pretende incentivar a investigação científica e a utilização de tecnologias digitais de ponta de modo a garantir resultados qualitativos e inovadores e uma melhor formação técnica de recursos humanos locais.

#VerdeAzul #Africa #Mozambique #Maputo #GISDay #COVID19

Theme: Overlay by Kaira ©2020 Verde Azul Consult, Lda. 🇲🇿 Todos os Direitos Reservados