Uso e Desenvolvimento de Estratégias em Terras Rurais para a Segurança Alimentar: No Lodge Covane, Canhane e Massingir
Cliente – Programa de Parceria da Holanda – FAO
Localização – Massingir – Moçambique
Ano – 2005 – 2006
Tempo – 6 meses
O objectivo deste estudo foi o fornecer uma análise de base detalhada mostrando como o Covane Lodge (de Eco-Turismo) no Parque Nacional do Limpopo afectou o desenvolvimento e a segurança alimentar da economia local, e para avaliar se os resultados observados teriam possibilidade de trazer um desenvolvimento a longo prazo.
A Verde Azul desenvolveu e apresentou um relatório de estudo do caso, que levou a novas descobertas e revisões para o Parque Nacional do Limpopo, e também resultou em mudanças nas Estratégias Nacionais de Desenvolvimento Rural na área do Turismo.
Os resultados basearam-se em uma colecta de dados qualitativos a partir de documentos primários sobre o Covane Community Lodge e o processo de delimitação de terras.
De particular interesse, nesta abordagem “hands-on” de avaliação de impacto nos meios de vida rural, é a importância de actividades não agrícolas nas famílias e comunidades rurais.
A Verde Azul concluiu que aspectos cruciais incluem a participação local no planeamento e na estratégia de desenvolvimento, que há uma ligação clara entre o investimento na comunidade e o aumento na propriedade privada, e a criação de um projecto orientado para o mercado acompanhado por uma melhoria da capacitação e na educação e no envolvimento da comunidade em iniciativas turísticas. A espinha dorsal, para isso, é uma estratégia de comunicação bem desenvolvida e implementada.
O projecto recolheu informação através de vários actores:
- a) Um levantamento a nível de toda a comunidade que serviu de base para uma pesquisa longitudinal ao longo de um período de 2 – 3 anos e um estudo de campo realizado no final deste processo;
- b) Entrevistas a informantes-chave em Maputo, Gaza (Xai-Xai, Massingir e Canhane) e várias reuniões com seis grupos focais de Canhane.