Alterações Climáticas em Moçambique: Participação do Sector Privado para a Adaptação e Resiliência INGC Fase II, Tema 4

Cliente – Embaixada da Dinamarca (DANIDA)
Localização – Moçambique
Ano – 2009 – 2011
Tempo – 1.5 anos

O principal objectivo deste projecto foi assegurar uma rápida implementação de adaptação e capacitação de resiliência, com ênfase na redução de risco de desastres, ao envolver o sector privado de uma forma estruturada e pragmática, para que o processo possa ser replicado noutras áreas de Moçambique.

Um modelo de avaliação ambiental estratégica foi desenvolvida e implementada para determinar os riscos e oportunidades de adaptação numa grande área geográfica de aproximadamente 2,4 milhões de hectares.

A Verde Azul preparou e apresentou um modelo de como o sector privado pode ser envolvido na construção de riqueza sustentada. Projectos âncora foram identificados e reuniões com os interessados e da comunidade foram realizadas para criar consciência e aprender como as comunidades locais como estão a lidar com as mudanças que já afectam a sua subsistência.

O objectivo de envolver o sector privado foi o de reabilitar áreas degradadas, aumentar a capacidade da natureza de suportar condições climáticas extremas e para acelerar a transição da economia de auto- subsistência actual na área numa economia assalariada competitiva que pode dar aos indivíduos melhores padrões de vida e diminuir a pobreza com soluções permanentes de construção de resiliência.

O trabalho também envolveu o desenvolvimento de estratégias que podem salvaguardar os serviços eco-sistémicos importantes e garantir uma vida melhor para as gerações futuras.

O projecto desenvolvido foi um instrumento de planeamento estratégico e medidas de adaptação e construção de resiliência numa área geográfica de aproximadamente 2,4 milhões de hectares.

Foi criado um projecto-piloto para a produção de agro-energia bem como foi fornecido apoio à pesquisa, fundamental para uma produção de açúcar orgânico comercial e de bio etanol que pode responder às necessidades do mercado local.

Foram envolvidos 8000 membros da comunidade em reuniões de sensibilização.

Um modelo de projecto com base na experiência de campo e feedback de base foi apresentado ao INGC.

Theme: Overlay by Kaira ©2020 Verde Azul Consult, Lda. 🇲🇿 Todos os Direitos Reservados