Análise e Avaliação sobre Género e HIV/AIDS e os seus efeitos sobre o Desenvolvimento Económico Sustentável e Eficaz (SEED)
Cliente – CARE Canada/CARE Vilanculos
Localização – Mabote e Govuro – Província de Inhambane – Mocambique
Ano – 2006
Tempo – 2 meses
Este projecto era parte de um programa mais amplo – SEED – que foi desenvolvido pela CARE Internacional com o objectivo de reduzir a pobreza e a vulnerabilidade capacitando os agricultores.
O objectivo específico da Verde Azul dentro deste amplo contexto, era identificar as implicações da desigualdade de género e do VIH/SIDA na implementação do programa.
As tarefas específicas da Verde Azul foram determinar “em que medida a situação do género e o VIH/SIDA poderia afectar a probabilidade de sucesso do programa “, e propor estratégias para reduzir o risco dentro do programa.
O objectivo final a longo prazo era determinar o efeito do Género e VIH/SIDA no desenvolvimento económico sustentável e efectivo na província de Inhambane em Moçambique, e propor medidas de mitigação de riscos, bem como um acompanhamento global da estratégia.
A Verde Azul colectou a informação necessária para entender e determinar o impacto provável da igualdade de género e do VIH/SIDA no desenvolvimento económico na área geográfica abrangida.
A Verde Azul desenhou as ferramentas para pesquisa de campo e colecta de dados, seleccionando as aldeias e o número de pessoas a serem envolvidas na amostra, e isso foi discutido e comentado pelas partes interessadas e posteriormente aprovado pelos decisores relevantes.
A equipa da Verde Azul e a Care Vilanculos visitaram os distritos de Guvuro e Mabote, e trabalhou com os grupos-alvo dos projectos SEED, envolvendo a aplicação de um método de Avaliação Rápida Participativa (PRA) e discussões em grupos focais.
O relatório incluiu um resumo e análise de causas/efeitos, propostas de acções pragmáticas e recomendações para a abordagem de assuntos de género e de VIH/ SIDA durante a implementação do projecto SEED.