O Impacto do VIH/SIDA na Educação em Moçambique

Cliente – MINED/UNICEF
Localização – Moçambique
Ano – 2000
Tempo – 3 meses

A Verde Azul prestou assistência técnica ao Ministério da Educação para o desenvolvimento e implementação de políticas e acções eficazes de VIH/SIDA que se relacionam em áreas estratégicas, nomeadamente as políticas e actividades nos domínios da escola, distrito e gestão provincial, recursos humanos e planeamento.

Os entregáveis incluíam:

  • a avaliação do impacto demográfico do VIH/SIDA relacionadas com a procura e oferta de Educação, tendo por base a proposta inicial de reforço ao planeamento e integração de actividades de resposta aos impactos do VIH/SIDA dentro do âmbito escolar.

O projecto iniciou-se com um processo de colecta de dados por meio de entrevistas com informantes-chave e a análise de documentos.

A Verde Azul desenvolveu 3 documentos:

  • opções estratégicas do VIH em termos de recursos humanos e gestão escolar;
  • um folheto “VIH/SIDA e VOCÊ” e VIH/SIDA;
  • gestão escolar.

A Verde Azul implementou um processo de auscultação em 3 seminários regionais para divulgar os resultados, discutir os planos de execução e obter críticas e sugestões.

A Verde Azul, posteriormente realizou a revisão documental, e formou um grupo de formadores do Ministério da Educação para utilizar a documentação, bem como, apoiar o Ministério a estabelecer um mecanismo para integrar as questões e impacto do VIH/SIDA no planeamento.

A Verde Azul facilitou o desenvolvimento de uma estratégia de comunicação, como parte de um quadro de cooperação entre os departamentos de Recursos Humanos e o governo para permitir o intercâmbio de informações e melhores práticas de identificação e divulgação de informação entre as instituições públicas e as partes interessadas que estão diretamente ligadas ao MINED.

Theme: Overlay by Kaira ©2020 Verde Azul Consult, Lda. 🇲🇿 Todos os Direitos Reservados