Revolução Verde: Estratégia Nacional de Mecanização da Agricultura

Cliente – MINAG/CEPAGRI
Localização – Província de Maputo (Moamba e Boane), Província de Gaza (Chokwé e Chibuto), Província da Zambézia (Nicoadala e Maganja de Costa)
Ano – 2012 – 2013
Tempo – 9 meses

A Verde Azul foi contratada para prestar assistência ao Ministro da Agricultura no desenvolvimento de uma Estratégia Nacional de Mecanização de pequenas e médias explorações agrícolas, com o objectivo de permitir que a Direcção Nacional dos Serviços de Agricultura, altere a actual situação  que a maioria dos agricultores em Moçambique enfrentam, pois eles dependem de força humana e de ferramentas manuais tradicionais, e não produzem receitas suficientes para a aquisição de insumos agrícolas, originando baixos rendimentos geralmente suficientes apenas para a auto-subsistência e com muito poucos excedentes para venda.

O objectivo da estratégia foi criar condições para aumentar a produção e a produtividade em pequenas unidades agrícolas através do uso de novas e adequadas formas de energia a motor (tractores, máquinas, energia eléctrica, energia renovável etc.), energia animal e/ou uso de novos conhecimentos agrários.

A estratégia desenvolvida pela Verde Azul incluía a produção de materiais de promoção e coordenação das intervenções na cadeia de valor da agricultura mecanizada, ssim, como propostas concretas e exemplos-modelo para a melhoria de tecnologia e práticas agrícolas. Isto foi muito importante, em áreas com potencial agrícola e forneceu uma vantagem competitiva para incentivar uma produção agrícola rentável.

Três Províncias e seis áreas geográficas foram seleccionadas para a pesquisa de campo do projecto: Província de Maputo (Moamba e Boane), província de Gaza (Chokwé e Chibuto) e província da Zambézia (Nicoadala e Maganja de Costa). As áreas de estudo foram seleccionadas para entender os diferentes actores envolvidos no processo de mecanização. A pesquisa de campo incluiu inventários dos sistemas de cadeias de valor da produção agrícola existente.

Os relatórios incluíram recomendações para processamento e montagem de implementos e máquinas, fornecimento de ferramentas e máquinas, avaliação e recomendação de sistemas adequados de produção em relação ao uso da energia. Foram apresentados estudos de caso e descritos e modelos de mecanização, bem como uma estratégia de marketing. Foram desenvolvidas várias capacitações através de seminários provinciais para a elaboração do plano director.

Theme: Overlay by Kaira ©2020 Verde Azul Consult, Lda. 🇲🇿 Todos os Direitos Reservados